top of page
| DETALHE CONSTRUÍDO |

Duas estruturas de metalon, idênticas. Uma acoplada a um poste sem uso e outra acoplada a um poste com indicação do nome da rua. Ambas ocupando 1,60 da área da calçada, ou 11 metros quadrados quando pivotam no eixo de seus respectivos elementos verticais de sustentação. Rodam para acompanhar a fluidez do movimento da calçada, os fluxos das pessoas, possuindo um freio se for necessário firmá-las numa posição específica. A estrutura também conta com uma superfície lisa editável, que pode ser colocada na posição horizontal ou vertical. Para tal operação sugere-se que seja realizada com a ajuda de duas pessoas, ou então com alguém com braços bem compridos.

 

Um detalhe sobre um calçada movimentada.

 

O Detalhe Construído será apresentado em dois momentos: o primeiro , denominado Projeto, demonstra o desenvolvimento da ideia a partir de croquis até os desenhos para a execução e realização com a parceria de Edimilson Fernandes –serralheiro que tanto nos ensinou ao contribuir com este projeto. O segundo momento, denominando Pós, apresenta o registro do Detalhe Construído instalado e operante em seu espaço, desde o dia em que foi inaugurado até as últimas notícias que se teve dele.

“Em outros termos, o projeto inventa um território ao representá-lo e ao descrevê-lo. Entretanto, essa invenção é de natureza singular: pois o que é inventado já está,  ao mesmo tempo, presente no território, mas como não visto e não sabido até então. A invenção revela o que já estava lá, ela revela e desvenda um novo plano de realidade. Mas não teríamos visto essa realidade se não tivesse sido desenhada e pensada.”

(BESSE, 2014, p.61)

bottom of page